quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

"Ir a butes era andar a pé (...), mas agora (...) andar de BUTE passa a significar utilizar a bicicleta"

A frase é do secretário de estado da Juventude e do Desporto, no lançamento oficial da bicicleta de utilização estudantil (BUTE), na Universidade do Minho. Este projecto da Ideia Biba, que já mereceu atenção no Bicicleta Portugal aqui e aqui, "deverá ser aplicado em breve por outras universidades, como Lisboa e Porto. «Até 2010, o programa deverá ser aplicado noutras zonas do país e também no estrangeiro», disse ao Portugal Diário o CEO da empresa, José Nuno Amaro."
"Como a própria IDEIA BIBA, esta ideia é muito inspirada no projecto BUGA de Aveiro. No entanto, o design provém da Costa Oeste americana, onde é utilizado o modelo Cruiser. A BUTE terá um cesto para livros ou computadores, um suporte publicitário, guarda-lamas, protecção de corrente, fecho de segurança, velocidades e matrícula.

Considerando o que aconteceu em Aveiro, onde muita gente acabou por ficar com as BUGAs, não as devolvendo ao circuito, em Braga a pessoa que aluga a bicicleta será mais responsabilizada e acompanhada. Após a atribuição de uma licença será, posteriormente, contactada por SMS e e-mail para parquear a bicicleta. Existe, ainda, uma tabela de coimas para eventuais estragos."
O secretário de estado da Juventude e do Desporto deixou ainda uma mensagem de incentivo ao desporto ao ar livr. "Em Portugal preocupamo-nos muito em construir infra-estruturas e acabamos por não usufruir das excelentes condições climatéricas», com José Nuno Amaro a ir mais longe: «É preciso mudar mentalidades».
Noticia completa no site da BUTE.

Sem comentários: