segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Inauguração NaturRia

Mais informações: blogue http://murtosaciclavel.blogs.sapo.pt/)


Do Bico à Varela a pedalar à beira da ria (JN)

(as fotos do evento, gentilmente cedidas pelo Jorge Pinto (Casaínho), podem ser consultadas no blogue http://murtosaciclavel.blogs.sapo.pt/)

Notícia publicado hoje (21/09/2008) no Jornal de Notícias

"Ciclistas de todas as idades inauguraram, este sábado, o primeiro troço NaturRia (percurso visitável da natureza), que liga o cais do Bico à ponte da Varela, numa extensão de 10,5 quilómetros, pelas margens da ria de Aveiro.

O NaturRia assume-se como um percurso ribeirinho estruturado e organizado, que convida o visitante à descoberta e à fruição da natureza e do património cultural, a pé ou de bicicleta, através de um conjunto de vias sinalizadas, que ligam uma série de lugares de interesse ecológico, paisagístico e cultural.

O troço a inaugurado ontem, entre o Bico e a ponte da Varela, numa extensão de 10,5 quilómetros, incluiu zonas de descanso e painéis interpretativos da fauna e flora dos locais, bancos e papeleiras, localizados no cais do Bico, na ribeira de Pardelhas, no cais da Mamaparda, no cais da Béstida e na Varela, além de "ilhas" de observação na natureza, situadas, ao longo do percurso, nos locais de maior interesse paisagístico.

O segundo troço - entre os cais do bico e a ribeira Nova - faz parte da segunda fase do projecto e deverá ficar disponível dentro de "um ano ou ano e meio".

O NaturRia é, para a Câmara da Murtosa, mais um passo na concretização da estratégia de valorização dos recursos naturais do Município, que pretende-se aliar o desenvolvimento com a conservação do património e a sua fruição pelas populações, de uma forma equilibrada e sustentável, e surge na sequência do projecto "Murtosa Ciclável", que tem vindo a desenvolver de parceria com a Universidade de Aveiro.

A Câmara prevê a criação de uma rede de ciclovias, não só na frente ribeirinha como nas zonas urbanas (Murtosa e Torreira), que incremente o uso quotidiano da bicicleta, promova a mobilidade ciclável ligada ao turismo e ao lazer e, por esta via, ajude a combater a sazonalidade turística.

Além do NaturRia, a autarquia tem, também, nesta área, na fase de apreciação das candidaturas, mais três projectos: o NATURAMIGA, com municípios de Espanha, o CICLORIA, com Estarreja e Ovar, e outro com a Fundação EDP".



quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Poster do Projecto de Mobilidade Sustentável da Murtosa

Pode obter aqui o poster em formato pdf.

Este poster irá fazer parte de um Exposição itinerante promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente sobre o tema da Mobilidade Sustentável.

sábado, 13 de setembro de 2008

20 Setembro, apresentação do NaturRia - percurso ciclável de natureza da Murtosa


No próximo dia 20 de Setembro será inaugurado o primeiro troço do NaturRia – Percurso Visitável da Natureza, na área marginal da Ria de Aveiro, no Concelho da Murtosa, entre o Bico e a Varela, passando pela Ribeira de Pardelhas, Ameirinhos, Mamaparda e Béstida, numa extensão de cerca de 10,5 Km.

A apresentação do NaturRia, terá lugar na sede da Associação do Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, na Ribeira de Pardelhas, por volta das 9:30h, com programa a divulgar proximamente, seguindo-se uma visita ao percurso. A Câmara Municipal da Murtosa convida todos a marcarem presença na acção de apresentação, sugerindo que se façam acompanhar da sua bicicleta, para que possam, posteriormente, visitar o percurso.


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Conferência Final de encerramento do Projecto de Mobilidade Sustentável (APA)

Vai decorrer no próximo dia 19 de Setembro, em Lisboa, a Conferência Final de Encerramento do Projecto de Mobilidade Sustentável. As inscrições devem ser feita para o seguinte email: luz.correia@iambiente.pt ou telf: 214 721 488
Pode obter aqui o Programa da Conferência
Mais informações sobre o projecto em http://www.mobilidade.weblx.net/