terça-feira, 6 de novembro de 2007

Uma bicicleta para andar no rio

"É uma bicicleta, mas para andar sobre a água. Em ano e meio de trabalho, Victor David já construiu oito e, aos poucos, as bicicletas náuticas começam a percorrer rios e lagos na zona da Bairrada. A patente já está na fase final de registo.

(..) A inovação, explica Victor David, está no facto de o utilizador se fazer deslizar ao cimo de água, "exactamente da mesma forma que numa bicicleta tradicional".
(...) Victor David, farto de ouvir a imposição dos 35 anos de idade para aceder a novo emprego, foi desenhando chassis, fez moldes de flutuadores, procurou redutores/ aceleradores e montou tudo, encaixando umas peças nas outras.

O resultado final são bicicletas únicas, de patente quase registada, "leves e seguras", mas abertas ao "tunning". É que, encontrados os mecanismos certos, os modelos poderão ser adaptados ao gosto do cliente. "Estas são um pouco mais largas, quase como as gaivotas, para as pessoas não terem receio de virarem, mas podem fazer-se com os flutuadores mais estreitos", explica o inventor que, residente em Sangalhos, Anadia, reconhecendo a influência do ciclismo na sua vida.

Encomendas ainda não há, mas o objectivo é aumentar a capacidade produtiva, tornando a bicicleta mais barata dos que os actuais 1000 euros, e formar uma empresa que empregue o próprio inventor e outras duas pessoas. O projecto, que foi acompanhado pelo Centro de Emprego de Águeda, aguarda aprovação."

in Jornal de Noticias 05/09/2007
Notícia completa aqui.

Sem comentários: