segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Universidade do Minho distribui bicicletas aos alunos - PARTE I

"Duas mil bicicletas vão ser distribuídas, gratuitamente, a estudantes daUniversidade do Minho (UM). A iniciativa é dos serviços de acção social da própria universidade, em cooperação com uma empresa de Aveiro, a Ideia Biba,que criou a Bute (Bicicleta de Utilização Estudantil).A Bute é uma bicicleta do tipo citadino, equipada com um cesto para facilitar o transporte de livros ou computadores, descreve Carlos Silva,administrador dos serviços de acção social da UM.

O equipamento é "pessoal e intransmissível" e será entregue por um período de três anos, findo o qual os utilizadores poderão optar pela aquisição da bicicleta, mediante opagamento de uma quantia simbólica que rondará os 25 euros, esclarece o mesmo responsável. Funcionários e docentes também poderão candidatar-se ao equipamento, que será entregue por fases.

O objectivo do projecto é "promover o ambiente, o desporto e a vidasaudável". "Queremos influenciar as pessoas a deixar o carro em casa",sublinha Carlos Silva. Os interessados terão de preencher um formulário deadesão, que serve como boletim de candidatura e de identificação do equipamento e do seu titular.As primeiras 200 bicicletas vão ser atribuídas em Novembro, "com prioridade para os estudantes bolseiros colocados nas residências universitárias",refere a mesma fonte, acrescentando que o projecto vai alargar-se gradualmente a toda a academia, sendo a intenção da UM distribuir 200bicicletas por mês até Julho de 2008.

Além disso, serão criadas 50 estações de parqueamento nos dois campus da academia, em Braga e em Guimarães.Na base desta iniciativa, que vai ser apresentada publicamente na próxima quarta-feira, está "um novo conceito de mobilidade urbana", financiado a partir de receitas publicitárias provenientes de um conceito pouco divulgado em Portugal, o advertising in motion, que passa pela inclusão de uma imagem ou de um produto promocional nas bicicletas.

Além do equipamento gratuito, os utilizadores vão contar com "assistência e manutenção gratuita", que estará disponível em oficinas próprias.Embora se trate de um projecto dirigido à comunidade universitária, o Bicicletas de Utilização Estudantil (Bute) vai desenvolver-se em cooperação com outras iniciativas de mobilidade de cariz municipal, como o aproveitamento de ciclovias e a promoção de meios de transporte ecológicos.Segundo Carlos Silva, responsável pelo projecto Bute, os equipamentos começarão a circular primeiro em Braga e só depois em Guimarães, isto porque as negociações entre a UM e o município de Braga já estão praticamente concluídas."

in Público 28/10/2007

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quando uma verdadeira extensão das BUGAS na UA. Mais bikes sem cadeados e mais estações de estacionamento. A UA há muito que devia ter um projecto próprio integrando as bikes.